VÍDEO: botão do pânico é acionado para solicitar socorro a idoso no Calçadão


O botão do pânico, dispositivo de segurança para atender pessoas em situação de risco, desorientada ou em emergência, foi acionado para solicitar socorro na manhã desta quinta-feira (24).


Instalado em 31 de julho no Calçadão de Santa Maria, o equipamento, que conta com um botão de emergência e câmeras de alta resolução, foi utilizado para solicitar atendimento a um idoso que estava engasgado em frente ao Banrisul, próximo à Praça Saldanha Marinho.

No vídeo disponibilizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é possível ver que um homem vai em direção à torre de monitoramento e aciona o botão. Na sequência, avisado por um comerciante sobre a presença de guardas municipais no Calçadão, ele indica para a equipe que o idoso estava caído em frente ao banco.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As imagens registram o momento em que os guardas vão em direção à vítima, após serem avisados simultaneamente pelo operador da torre e pelo homem, e logo iniciam a manobra de Heimlich, técnica de primeiros-socorros para pessoas em situação de engasgamento. Com êxito na manobra, a equipe conseguiu fazer com que o idoso, de 72 anos, expelisse o pedaço de carne que estava obstruindo as vias aéreas.

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram ao local e deram sequência ao atendimento no interior da unidade móvel, liberando o idoso posteriormente.

Superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro analisa o uso da torre de monitormaneto após quase um mês de sua implementação:

— O resultado tem sido muito positivo. O retorno também, tanto para nós da Segurança Pública, devido à agilidade do acionamento, quanto para a população em geral. O Calçadão é um local de muita circulação de pessoas, é um local que se faz necessário a presença de órgãos de Segurança Pública. Dispositivos assim favorecem o atendimento e facilitam a comunicação da população conosco — salienta o superintendente.



Acionamento

Essa foi a primeira vez que o botão foi acionado para prestar socorro em emergência de saúde. Segundo Cordeiro, na semana passada, um casal acionou o botão ao se sentirem importunados por um homem que estava nas proximidades. O chamado ocorreu durante a noite e, após um primeiro atendimento realizado por meio da torre de emergência, uma equipe foi até o local para averiguar a situação.

VÍDEO: Em menos de 24h, botão do pânico é acionado novamente para atender idoso Anterior

VÍDEO: Em menos de 24h, botão do pânico é acionado novamente para atender idoso

Senado aprova teste toxicológico para posse e porte de arma Próximo

Senado aprova teste toxicológico para posse e porte de arma

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI